HISTÓRIA

HISTÓRIA DO COLÉGIO MAZZARELLO

O INSTITUTO SANTA MARIA MAZZARELLO, departamento da Casa da Criança Joaquim Otaviano de Almeida, foi fundado no dia 29 de março de 1938, no mesmo endereço onde funciona até hoje.

Inicialmente foi uma escola gratuita em regime de semi-internato que acolhia as crianças, filhas de operários da fábrica vizinha (onde funciona hoje a Secretaria de Educação de Pernambuco) com a colaboração de D. Laura, viúva do Sr. Joaquim Otaviano de Almeida, de quem recebeu o nome por vontade da mesma senhora. Começo muito sacrificado pela pobreza dos destinatários e das Irmãs que receberam de D. Laura o chalé como moradia, tombado em 1996 pela Prefeitura do Recife como Imóvel de Preservação, por conservar as linhas arquitetônicas características do início do século.

Em março de 1940 teve início uma escola primária noturna para jovens operárias e domésticas. No mesmo mês, no ano de 1949, foi aberto um jardim da infância e um curso primário com módica anuidade para garantir a continuidade do semi-internato gratuito.

No ano de 1960, a vizinha fábrica diminuiu pouco a pouco suas atividades têxteis, transportando as máquinas para outros lugares. Cessa o fim primordial da fundação, mas continua a se desenvolver a obra educativa e catequética da Casa da Criança.

Dia 8 de dezembro de 1961, foi fundado o Ginásio Industrial denominado de Instituto Santa Maria Mazzarello, continuando o primário com a denominação anterior e um pequeno internato para as meninas menores, o qual permaneceu até 1964. Com a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional Nº 5692 de 1972, iniciou-se a extinção gradual do Ginásio Industrial e a implantação gradativa do 1º Grau da 1ª à 8ª série, como determinava a reforma do Ensino de 1º e 2º graus. Desde então, toda a Escola passou a se denominar Instituto Santa Maria Mazzarello.

Em 1977, para responder a contrapartida de uma subvenção do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento para Educação), iniciou-se com uma turma de 40 alunos da 5ª Série do 1º grau, dando origem à escola noturna do 1º grau maior do Mazzarello que, depois assumida pela comunidade das irmãs, 5 turmas chegaram a concluir.

O Instituto Santa Maria Mazzarello é conhecido pelo conselho estadual de Educação, cadastro Nº: P.050.195 e atualmente mantém a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Aos sábados, à tarde, o Oratório Madre Mazzarello, acolhe crianças, adolescentes e jovens proporcionando-lhes a formação humana e cristã.

Endereço: Av Afosono Olindense, 1553 – Várzea, Recife – PE.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta : 07:00 ás 18:00

ENTRE EM CONTATO

Topo